terça-feira, 18 de maio de 2010

Firmware de modens ADSL

     Firmware não é usado apenas em modens ADSL, é usado também em vários equipamentos como forno de microondas, lavadora, controle-remoto, câmeras digitais, celulares (exceto os atuais que possuem sistema operacional) e muitos outros.

     Firmware é a programação do modem. Cada modem ADSL possui um único firmware e dependendo da versão ele pode variar um pouco. Por exemplo:
        - A senha do modem pode ser diferente.
        - Talvez nem tenha senha.
        - Pode ser somente em inglês.
        - Pode ter opção para outros idiomas.
        - Pode ter mais ou menos funcionalidades.
        - Pode ter algum bloqueio.

     Geralmente, os serviços de banda larga criam, cada um, seu próprio firmware, para facilitar o uso de seus clientes. Se aconteçer algum problema, basta o cliente resetar o modem e pronto, já está tudo configurado no padrão da operadora que vendeu o modem.

     Isso é bom e ruim, é bom porque facilita o uso da maioria, e é ruim porque muitas vezes o firmware pareçe incompleto, as operadoras retiram funcionalidades. Sem contar quando o usuário pega o modem com o firmware de uma operadora e vai utilizar em outra diferente.

     Quando o modem ADSL não atende, de alguma forma, o usuário pode tentar atualizar o firmware, que na verdade será feita uma troca de um firmware pelo outro. Geralmente os modens possuem opção para a atualização de firmware.

     Para conseguir o firmware ideal, você deve entrar em contato com o suporte do fabricante do modem e expor seu problema. Clique aqui para ver contatos de fabricantes de modens ADSL.

     Atualizar o firmware é um risco grande, dependendo do novo firmware você pode perder a garantia do modem ou até mesmo estragar seu modem para sempre, por isso, primeiro entre em contato com o suporte do modem e não atualize firmware sem saber a procedência dele ou sem saber se ele funciona.


9 comentários:

  1. Bom dia amigo, gostaria que vc me ajudasse a localizar o arquivo para que eu possa atualizar o firmware do ZTE

    ResponderExcluir
  2. me chamo Claudio
    meu modem tg 508 tem a versao 6.10.36.1
    so consigo configurar/alterar o router para pppoe oi/telemar/velox - 0/33, conecta na internet ok.
    mas nao consigo alterar o endereço ip, os ips inicial e final, e os dns1 e dns2. muito menos desativar o DHCP.
    tenho 3 linhas velox e 30 pcs, como consigo alterar o firmware para outra versao onde eu consiga fazer estas alterações?
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Estava com o mesmo problema, não conseguia alterar o gateway, ip inicial e o ip final. Atualizei o firmware. Baixei desse site: http://www.4shared.com/get/1Qhfxu5a/tg508_6482_610471_OT_20100528.html;jsessionid=DEC9150060732E7428A0625BF7D7C3A0.dc215

    O DNS1: 200.165.132.154
    DNS2: 200.165.132.148

    Esse firmware é para telemar, para GVT, está disponivel no site do fabricante.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  4. ola vc poderia me passar a senha desse firmware que vc posto ai?atualizei,mas n consigo entra na pagina de configuação do moden de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  5. eu baixei normalmente.
    http://www.4shared.com/file/1Qhfxu5a/tg508_6482_610471_OT_20100528.html

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. tenho um modem thomson 510v6 de IP: 192.168.1.254. Fiz o download do upgrade de firmware, conforme indicado no site Speedtouch, por decorrência de modificações na Oi. Não consigo terminar a atualização, pois pede uma senha de usuário e senha, mas ele não aceita os dados que usei quando configurei o modem. Se puder me ajudar, fico grata. Fabiane

    ResponderExcluir
  7. Aqui no blog tem alguns Firmwares do Thomson TG 508, que já testei e estão OK. Veja aqui.

    ***
    Fabiane, tentou usuario: "root" e senha: "deixar em branco"?


    ResponderExcluir
  8. Meu modem é o ZTE ZXDSL 831 II

    Como faço para recuperar os recursos que a operadora tirou?
    Onde faço downloads de firmware?

    ResponderExcluir
  9. EU TENHO UM MOLDEM DA ZTE ADSL 831||V1. QUANDO PEDI O KIT SPEEDY DA TELEFONICA, ELE VEIO JUNTO PARA CONECTAR, COM AJUDA DO TECNICO DA SPEEDY,EU CONFIGUREI. MAIS QUANDO FUI ROTEAR NÃO CONSEGUIR. COMPREI UM D LINK 500B, E CONFIGUREI E FIZ A ROTEAÇÃO PARA 2 PC, EU MESMO ROTIEI O D LINK, E MANDEI O ZTE PRO LIXO!

    ResponderExcluir