sábado, 15 de maio de 2010

DHCP

     DHCP é um serviço das redes TCP/IP. Então, antes de entender DHCP é preciso saber o que são redes TCP/IP. Para ler um resumo sobre a idéia de redes TCP/IP clique aqui.

     Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts. Como o seu nome diz, é usado para fazer uma configuração automática em hosts. Host é qualquer computador conectado em rede.

     Nas redes TCP/IP, cada computador precisa de uma identificação - o Endereço IP. Sem o DHCP seria necessário configurar cada computador, individualmente, com um endereço IP antes de conectar-se à rede.

     O DHCP além de atribuir o endereço IP adequado para seu computador automaticamente ainda faz outras configurações necessárias para comunicação em rede.

     Nas redes TCP/IP, todos os computadores possuem a opção de habilitar o DHCP ou configurar manualmente. Se você habilita o DHCP nos computadores (clientes) a primeira função dele é procurar na rede um Servidor DHCP. Se sua rede não tem um Servidor DHCP, então, o seu sistema operacional que vai configurar o computador para rede, e pode não funcionar.


  - Servidores DHCP.

  - Habilitando o DHCP no Windows XP.

  - Máscara de sub-rede.


Um comentário:

  1. Meu caro depois que descobri seu blog me tornei seguidor, seu blog é MUITO, mas, MUITO BOM MESMO. Tenho encontado todas as informações nescessárias para tirar muitas dúvidas em vários foruns não encontro informações tão preciosas e detalhadas como aqui. Parabéns.
    Você poderia me ajudar em um dilema? - tenho um modem ZTE ZXDSL 831-II, um roteador DLINK DI-524G WIRELESS e um SWITCH INTELBRAS SF 800 Q COM QoS. (OBS.:TENHO QUE USAR TODOS PARA DISTRIBUIR SINAL INTERNET EM UMA REDE). Omeu dilema é: como configurar o modem, se em bridge ou router; como configurar o roteador, se router ou bridge (AP).
    Eu tenho 4 máquinas ligadas via cabo ao switch;uma via cabo ao roteador e três ao roteador via wireless. Posso te dar mais detalhes se preciso for. Agradecera muito se você puder me ajudar. Nem sei se pode colocar esse tipo de post aqui mas estou muito nescessitado de orientações. Muitissimo obrigado desde já. Eu sou seguidor de nome Van com a bandeira de Pernmbuco.

    ResponderExcluir