Com esse dados é possível identificar problemas de fiação interna, extensões, tomadas, micro-filtros ou se o problema é na "rua" (fora de sua casa/empresa).
Atenuação do sinal é uma perda de transmissão que aumenta gradualmente através de um meio. Quanto maior a ATN, pior a qualidade do sinal. Para o sinal ADSL funcionar a ATN deve ficar entre 0 e 60 dB.
A relação de sinal ruído (SNR) é a intensidade do sinal. Quanto maior o SNR, melhor a qualidade do sinal. O valor mais comum e ideal de SNR é 31 dB.
O valor de SNR é muito relativo, em alguns casos 25 dB já causa lentidão em outros raros casos 10 dB de SNR pode funcionar normalmente.
- Localizando a ATN e o SNR.
Para visualizar a ATN e o SNR do seu sinal DSL você precisa acessar a página de configuração do seu modem ou ter um wise (imagem ao lado) que é o aparelho que mede a relação de sinal ruído e atenuação. Se você utiliza um desses modens ADSL abaixo, clique sobre ele e leia a parte "Obtendo informações do link", que mostra como visualizar a ATN e o SNR.
- Thomson TG 508
- ZTE ZXDSL 831 II
- Exemplos de parâmetros do sinal.
Ao visualizar a ATN e SNR é comum ter 2 valores para cada, um de "Down" e um de "Up". O valor de "Down" é o valor que você envia para sua central, o valor de "Up" é o valor que você recebe. Veja alguns exemplos: ATN Down: 00 dB - ATN Up: 00 dB // SNR Down: 31 dB - SNR Up: 31 dB
Esse exemplo acima seria o sinal perfeito, 0 dB de ATN em "Down" e "Up" e o melhor SNR, tanto para enviar quanto receber. Provavelmente ninguem tem esse sinal.ATN Down: 62 dB - ATN Up: 44 dB // SNR Down: 25 dB - SNR Up: 38 dB
Esse exemplo acima mostra uma "ATN Down" de 62 dB, quer dizer que você envia um valor acima do padrão, mais recebe 44 dB, dentro dos padrões. O SNR, tanto de "Down" quanto de "Up", estão normais. Nesse caso é muito provável que o problema esteja dentro de sua casa/empresa. Pode ser algum fio ou plug com mau contato, micro-filtro no lugar errado ou com defeito, ou o modem. Se tentar conectar com esses parâmetros vai dar erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista) e se conectar vai ficar com lentidão ou quedas de conexão. Geralmente quando a ATN está acima de 60 dB a luz DSL do modem nem acende.ATN Down: 58 dB - ATN Up: 63 dB // SNR Down: 28 dB - SNR Up: 29 dB
Esse exemplo acima mostra uma "ATN Up" 63 dB, quer dizer que o problema está no envio do sinal, provavelmente não está dentro de sua casa/empresa. O SNR, tanto de "Down" quanto de "Up", estão normais. O problema deve estar no cabeamento entre a estação e sua casa/empresa, ou a distância do modem até a estação está além dos limites. Nesse caso só trocando sua porta para uma estação mais perto. Se a luz DSL do modem acender e quando tentar conectar com esses parâmetros vai dar erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista) e se conectar vai ficar com lentidão ou quedas de conexão.ATN Down: 12 dB - ATN Up: 7 dB // SNR Down: 14 dB - SNR Up: 31 dB
Esse exemplo acima mostra os valores de ATN normais, mais o "SNR Down" está 14 dB, significa que é provável que dentro da sua casa/empresa tenha um problema que interfere na qualidade do sinal. Pode ser algum fio ou plug com mau contato, micro-filtro no lugar errado ou com defeito, ou o modem. Se tentar conectar com esses parâmetros, deve até conectar, mais com lentidão, talvez de o erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista), talvez cause quedas de conexão também ou lentidão.ATN Down: 49 dB - ATN Up: 35 dB // SNR Down: 27 dB - SNR Up: 10 dB
Esse exemplo acima mostra os valores de ATN normais, mais o "SNR Up" está 10 dB, significa que provavelmente não tenha problema dentro da sua casa/empresa. O problema deve estar no cabeamento entre a estação e sua casa/empresa. Se tentar conectar com esses parâmetros deve apareçer erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista), se conectar terá lentidão ou quedas constantes.Em todos os casos é bom entrar em contato com o suporte do serviço de Internet que possui para obter mais informações. Clique aqui para ver os telefones dos provedores de banda larga.
- Testando seus equipamentos.
Quando se tem um problema de conexão, ou o problema está dentro da sua casa/empresa ou na "rua". A "rua" geralmente é de responsabilidade da empresa que fornece o sinal, mais dentro de sua casa/empresa a responsabilidade é do cliente. Então, devemos testar nossos equipamentos. Seus equipamentos podem estar interferindo nos valores de SNR e ATN, abaixo estão alguns deles e como testa-los. CABOS: Se você não conecta, tem lentidão ou quedas de conexão pode ser um simples mau contato nos cabos. O sinal da internet chega pelo cabo de telefone, então não é preciso reconectar os cabos de rede (Ethernet), apenas reconecte os cabos de telefone (DSL) que vai para o modem. Se possível troque os cabos. Depois acesse a página de configurações do modem para ver se obteve alguma melhora. Se estava com lentidão teste novamente sua velocidade de conexão. MICRO-FILTRO: É uma caixinha normalmente branca que deve ficar no fio do aparelho de telefone. Quem possui banda larga recebe 2 tipos de sinais pela linha do telefone, o de voz e o de dados. O micro-filtro "filtra" apenas o sinal de dados para o aparelho de telefone. Se você não colocar micro-filtro, se colocar no lugar errado ou quando um micro-filtro está com defeito causa chiados na linha de telefone, quedas de conexão e lentidão. Cada aparelho de telefone precisa ter um micro-filtro e no cabo dsl do modem não pode ter filtro. O micro-filtro é um dos equipamentos que mais interferem nos parâmetros de ATN e SNR. As vezes a linha de telefone não está com chiados, mas a internet não funciona porque o filtro está interferindo. Para testar os micro-filtros é preciso retirar todos eles da linha, e retirar todos os aparelhos de telefones, fax, pabx. Você deve deixar somente o modem conectado direto na tomada de telefone, através do cabo dsl. Quando estiver somente o modem você pode verificar novamente a ATN e o SNR na página de configurações do modem para ver se obteve alguma melhora. Se estava com lentidão teste novamente sua velocidade de conexão. Se obteve melhora é porque um de seus filtros está interferindo no seu sinal. Troque o filtro com defeito. EXTENSÕES DE TELEFONE: Extensão é o cabo acrescentado pelo usuário para, por exemplo, levar o sinal da sala para o quarto. Primeiro é preciso saber onde é o ponto telefônico principal. Esse ponto é a primeira tomada de telefone que vem da "rua", geralmente fica na sala. Se seu modem não está plugado nessa tomada principal, com um cabo pequeno, é porque seu modem está na extensão. Para testar a extensão você precisa pegar o modem da onde ele estiver e leva-lo para o ponto telefônico principal, leve também o computador e teste novamente a ATN e SNR na página de configurações do modem para ver se obteve alguma melhora. Se estava com lentidão teste novamente sua velocidade de conexão. Para testar extensão seria bom ter um laptop para você não ter o trabalho de arrastar o desktop para a tomada principal. Faça esse trabalhoso teste por último, caso desconfie da sua extensão. MODEM: Derrepente é seu modem que está causando o problema, teste outro no lugar dele. Se continuar o problema ou se precisar de mais informações entre em contato com a empresa que disponibiliza o sinal para você. Clique aqui para ver os telefones dos provedores de banda larga.
Oi, tenho duvidas com relação a ordem de instalação das tomadas, tipo assim, eu tenho uma loja e nela na tomada de telefone uso mais doi aparelhos e também duas maquinetas de cartão de crédito, qual seria a melhor ordem para se colocar eles junto com o modem??
ResponderExcluiro modem de ficar sozinhoe uma tomada e se possivel vc colocar uma tomada para cada maquineta com filtro de linha para que a sua internet nao perca conecçao quando vc estiver passando cartoes
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