sábado, 31 de julho de 2010

Diferença de drive, driver e firmware

     Drive e driver são termos parecidos e na informática tem significados bem diferentes. Agora, driver e firmware são termos bem diferentes, mas tem significados parecidos.

     Drive é um dispositivo. Ou seja, é um componente físico, por exemplo, mouse, monitor, HD, processador, impressora, pen drive e etc. Drive é um termo usado normalmente para se referir ao leitor e gravador de CD (drive de CD) e ao zip drive (drive de disquetes). Drive é um verbo em inglês que significa dirigir, conduzir e etcs.

     Driver é um software. Ou seja, um componente lógico. Muitas vezes ao conectar um drive (dispositivo físico) no computador, ele não funciona ou não funciona de forma correta porque o sistema operacional não consegue reconheçe-lo. A função básica do driver é instalar no computador (no HD) os códigos necessários para o sistema operacional reconheçer o drive (dispositivo). Driver é um substantivo em inglês que significa motorista, condutor e etcs.

     Firmware também é um software, um componente lógico. Mas diferente do driver que instala o código no computador (no HD) para o sistema operacional reconhecer, o firmware instala ou atualiza os códigos dentro do dispositivo (drive), no circuito eletrônico interno do drive. "Firm" é um verbo em inglês que significa fixar, firmar e "ware" é um substantivo que significa utensílio, produto e etcs.

     Então, não é errado dizer "preciso do driver do drive" caso tenha algum dispositivo, mas o contrário é errado. Outra coisa, é raro aconteçer, mas um dispositivo pode não funcionar porque ele precisa de driver e de firmware ao mesmo tempo.


Um comentário: