sábado, 13 de fevereiro de 2010

Resolvendo problemas com dual boot

     Boot é o nome que se dá ao processo de inicialização do sistema operacional quando a máquina é ligada.

     Dual boot ou inicialização dupla é quando, o mesmo computador, tem dois sistemas operacionais e ao ligar você pode escolher qual inicializar. Multi boot é quando tem mais de 2 sistemas.

     A forma de configurar dual boot não é igual para todos os sistema operacionais, nas versões do Windows até o XP, basta modificar o arquivo "boot.ini", no Windows Vista, Windows Seven e Windows Server 2008 você configura através do arquivo "bcdedit.exe" (BCD - Boot Configuration Database).

     Existem muitos problemas relacionados com dual boot. O ideal é, quando ligar o computador, apareçer uma tela de inicialização perguntando qual sistema operacional você quer inicializar. Em alguns casos a tela de inicialização pode apareçer 2 vezes seguidas, mas com opções diferentes.


  - Preparar dual boot com HD vazio + Particionamento.

  - Entendendo o boot.ini.

  - Exemplos de configurações do boot.ini.

  - Localizando o arquivo boot.ini.

  - Entendendo o bcdedit.exe.

  - Se não apareçe a tela de inicialização do bcdedit.exe.

  - Retirando a tela de inicialização do bcdedit.exe.

  - Alterando sequência de boot na BIOS.

  - Erro: "Arquivo: \ntldr" - "Status: 0xc000000f".


19 comentários:

  1. eu instalei um hd aqui e formatei ele e coloquei o xp,mas agora eu tirei esse hd e la na lista de sistema operacional ele ta la como windowns padrao,queria saber se tem como tirar o boot dele,dexar só um windowns xp para inicia sem a lista de sitemas operacionais
    alison.coutinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alison, provavelmente vc tinha 2 HDs, e tirou 1 deles. Mais quando vc inicia apareçe a tela do boot.ini com 2 opções. Uma das opções, claro, não deve funcionar porque vc tirou um HD.. é isso??

    Se sim, na tela de inicialização qual dos 2 sistemas já apareçe selecionado?? o que funciona ou o que não funciona??

    Se for o que não funciona, ou seja, na hora que liga vc precisa trocar a opção, porque se não trocar vai inicializar o caminho errado e vai dar erro.

    Se for isso vc deve fazer o seguinte: inicia a opção do XP que funciona. Botão direito do mouse em "Meu computador" > "Propriedades" > aba "Avançado" > "Configurações" de Inicialização recuperação > "Editar".

    Em baixo de "[operating systems]" tem quantos sistemas?? provavelmente 2, certo??
    exemplo:
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /...
    multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional 2" /...

    Se sim você deve ver dentro do "[boot loader]" na opção "default" o "rdisk(1)partition(1)" e trocar para "rdisk(0)partition(1)". Esse é um exemplo, troque conforme está aí.

    Reinicie o Pc e veja se agora ao iniciar já apareçe selecionado o sistema certo. Depois volte lá no mesmo lugar e apague o sistema que não funciona da lista e salve.
    Exemplo:
    [operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /...

    Ao apagar o ultimo sistema da lista e reiniciar, deve iniciar o XP direto sem perguntar nada.


    ResponderExcluir
  3. Segui as instruções mas continua dando o erro: "Arquivo: \ntldr" - "Status: 0xc000000f". Já tentei o chkdsk\r e também não deu em nada. E agora, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  4. julio, vc tem mais de 1 HD no pc?? // Se SIM.. então deve ter mais de 1 arquivo "ntldr".. talvez tenha selecionado errado..// se tem só um HD vc tem que achar esse arquivo "ntldr" na unidade, através do Vista, vc achou?? Se tem o arquivo é so digitar "bcdedit /set {ntldr} device partition=??" (no ?? a unidade que está o arquivo "ntldr") // se continua o problema o arquivo está corrompido ou com problema. Clique aqui para fazer o download e substitua seu arquivo.


    ResponderExcluir
  5. -Preciso de uma ajudinha aí amigo. Tenho um hd com 3 part. A 1ª part com xp, 2ªcom vista, 3ª com seven. Foram instalados nesta ordem e o boot estava normal, entrava a tela para selecionar. Houve um problema com o XP e estava instavel e reiniciando, por sujestão resolvi colocar um cd do xp e reparar, mas no meio da instalação travou, parece que não foi encontrado um arquivo no cd, então retirei o cd. Agora sempre que reinicio o PC não tem mais tela para escolher qual boot fazer só aparece o xp, (sumiu o vista e o seven). Tentei várias vezes e o XP inicia e pede cd para continuar a instalação e fica parado nesta tela, não entra o sist.oper. Consigo entrar com um cd de boot e ferramentas. Porque desapareceu o boot do vista e seven? Como fazer para voltar a tela de multiboot, ou bootar por um deles? Aguardo a ajuda, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, ao reparar o Windows XP as configurações de inicialização sairam e por padrão ficou só o do XP. Le o procedimento "Se não apareçe a tela de inicialização do bcdedit.exe".

    Para resolver vc só precisa dar um comando no DOS (bootsect.exe -nt60 all), desde que o arquivo "bootsect.exe" esteja acessível de alguma forma.

    Vc precisa ter o CD de instalação do XP e do Vista.

    De boot no CD do XP, vai carregar uns arquivos e depois vai aparecer instalar agora, reparar ou sair. Escolha reparar, vai para a tela do DOS perguntando qual sistema quer reparar. Se apareçer o Vista melhor ainda, nem vai precisar do CD do Vista. Escolha e de enter.

    Vai pedir senha de administrador, coloque aí a senha que colocou na hora da instalação. Se não colocou nada deixe vazio.

    Deve apareçer "C:\windows>" ou algo pareçido. Se iniciou o Vista digite "system32\bcdedit.exe -nt60 all". Só isso deve acertar ai problema. Pode reiniciar o pc.

    Se iniciou o XP, então retire o CD do XP e coloque agora o do Vista. Espere um pouco para ler o CD, descobre aí a unidade do CD. O comando "dir" mostra o conteúdo. Digite "D:" e enter, depois digite "dir" vai apareçer umas pastas, se vc acha que "D:" é o CD, então, digite "D:\boot\bootsect.exe -nt60 all". Só isso também ja deve resolver, reinicia o pc.

    Se vc tem pen drive, coloca nele o arquivo bcdedit.exe (coloque na raiz do pen drive). Pluga ele ai na USB, descobre ai a unidade dele (por exemplo E:) e naquela mesma tela "C:\windows>", digita "E:\bootsect.exe -nt60 all". Reinicia o pc.

    Como comentou no blog? tem outro pc ai? vc poderia tb retirar seu HD desse computador e conectar no outro e usar esse comando de alguma forma.


    ResponderExcluir
  7. Ola Jefferson. Deu tudo certinho, agradeço sua atenção. Agora já aparece a tela de escolha de boot com o vista, o seven e versão windows anterior. Escolhendo o win anterior aparece outra tela com 2 opçoes "XP" E "Console de reparo". O xp só vai até a tela do logon e trava logo reinicia. E o console de reparo pede o CD xp (não tenho, o que tinha esta c/ problema).O vista e o seven carrega normal. Abri os arquivos do xp e esta tudo lá, windows e o boot.ini esta tudo certo como no tutorial. O que impede então dele carregar o sist. oper normalmente?? Falta algum arquivo no boot? Já valeu a ajuda anterior mas se conseguir carregar o xp como antes seria bom...

    ResponderExcluir
  8. Luiz, pelo que entendi, seu CD está com problema e vc não finalizou a instalação. Primeiro vc deve retirar da partição que está o XP, seus arquivos importantes. Copia tudo na partição do Vista ou do Seven.
    Vc deve conseguir outro CD do XP, que funcione até o final. Instala o XP na partição do XP ruim e vai aconteçer a mesma coisa, só vai abrir o XP.
    Então é só fazer aquele comando no DOS e vai apareçer todos os sistemas operacionais de novo.


    ResponderExcluir
  9. Ola Jefferson! Valeu as dicas, Problemas solucionados . Coloquei outro cd do XP e instalei. Agora esta tudo funcionando perfeitamente. Com certeza estas explicações vão servir para muitos. Seu blog é nota MIL e os tutoriais são muito bem explicados, vou recomendar. Agradeço....

    ResponderExcluir
  10. ola

    estou com problemas no meu pc
    ele possui apenas um sistema operacional instalado
    e o problema que esta ocorrendo eh no momento da inicializacao. Ele inicia apartir da tela de boas vindas, antes disso ele nao aparece e tela preta inicial da leitura de memoria e nem a de Bios (teclando F1, esc ou del).
    O que pode ser?? E o que posso fazer??

    vlw

    ResponderExcluir
  11. Ola Jefferson!
    Eu tinha instalado nas duas partições do meu HD o Windows Xp.
    Ontem instalei o seven em uma delas, só que agora nao consigo entrar no xp pois a tela pra mim escolher qual SO eu quero utilizar nao aparece =/
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, muito estranho não apareçer aquela tela preta na inicialização.. quando começou o problema?

    ***
    Anônimo de 18/07 09:17, leia "Se não apareçe a tela de inicialização do bcdedit.exe". Baixe o arquivo "bootsect.exe" para seu desktop e executando o Prompt como administrador digite "desktop\bootsect.exe -nt60 all" e tecle enter, como diz o post..


    ResponderExcluir
  13. Olá, eu estou com o seguingte problema: instalei no meu pc o windows xp, fedora linux, ubuntu, mint, mandriva e pclinuxos. O windows é reconhecido em todos sem problema, já que eu instalei ele por primeiro e por padrão todas as distros incluem-no no boot. Mas o quando eu instalo o ubuntu ou mint por último, pclinuxos e mandriva não são reconhecidos no boot, aparece a opção de carregamento mas dá erro de localização da partição. E vice versa, quando eu instalo mandriva ou pclinuxos por ultimo ubuntu ou mint é que não carregam. Alguma sugestão para tentar resolver isso.Grato!Paulo!

    ResponderExcluir
  14. caro jefesson o meu amio tem um pentium lV flex pc de 512 de ram e win xp service pack 2.Há alguns dias atrás ele fatalmente cometeu um erro ao desligar o micro incorretamente o que ocasionou problemas na inicialização do S.O xp.Ao liga-lo ele apresenta a tela de post e aparece as opções padrão:iniciar normalmente, última configuração válida, modo de rede;segurança e plompt do dos, porém ao teclarmos enter em qulquer uma das opções a barra do xp aparece e retorna as mesmas opções, nem no modo de seguranca acessa.Usei até a aréa estendida de inicialização com a tecla f8 e nada das opções resolver, com exceção modo vga(que não tentei por não conhecer bem este recurso e não piorar as coisas),e a tela dentre essas opções, retorna para o inicio.Quero saber como fazer para restaurar o xp sem perder os dados armazenados sem precisar formata-lo,mas ele não sabe onde estão os drives.Se formata-lo teremos que baixar os mesmos pela web, no caso da placa mãe.Tem solução o problema?Será que abrindo o micro e limpando o pente de memória soluciona, ou realmente o problema pode ser solucionado com alguns comandos tendo o cd do win xp service pack 2.Aguardo resposta.


    Edinaldo

    ResponderExcluir
  15. caro jefesson tenho um pc com dois windons (win7 e xp )mais tirei o xp e fiquei com o set na de hora inicia aparece pra escolhe entre um dos dois windons. só que nao tenho o xp + como faço pra tira de la ????

    ResponderExcluir
  16. O meu problema é o mesmo, acima, MAS Tinha dois Win 7 e um HD sumiu, só ficou 2 entradas para escolher o boot (alguem pode me ajudar?): Alison, provavelmente vc tinha 2 HDs, e tirou 1 deles. Mais quando vc inicia apareçe a tela do boot.ini com 2 opções. Uma das opções, claro, não deve funcionar porque vc tirou um HD.. é isso??

    Se sim, na tela de inicialização qual dos 2 sistemas já apareçe selecionado?? o que funciona ou o que não funciona??

    Se for o que não funciona, ou seja, na hora que liga vc precisa trocar a opção, porque se não trocar vai inicializar o caminho errado e vai dar erro.

    Se for isso vc deve fazer o seguinte: inicia a opção do XP que funciona. Botão direito do mouse em "Meu computador" > "Propriedades" > aba "Avançado" > "Configurações" de Inicialização recuperação > "Editar".

    ResponderExcluir
  17. Bom dia
    tenho um pc com dual boot com xp e um deles está dando erro de inicialização (windows root>\system32\hal.dll), neste boot que dá o erro eu não consigo entrar de jeito nenhum, podem me ajudar a reparar este erro.

    Oto

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo preciso de uma ajuda cara já estou ficando maluco !!! tenho um pc com 1 hd particionei ele e instalei o xp numa partição e o 7 na outra mas agora não da a opção de escolher o SO que querro iniciar já fiz a dica : "E:\boot\bootsect.exe -nt60 all" fiz certinho deu a mensagem q vc falou que iria dar mas mesmo assim a reiniciar o micro nada de escolher o SO o q esta abrindo direto é o 7

    ResponderExcluir
  19. Parabens pelo post, muito instrutivo e útil para nós usuários do Win XP.
    Pergunto: Tem como fazer com que a tela de inicialização me de opção para escolher um dos três sistemas oper. instalados em três partições diferentes no mesmo HD? Ou por padrão o Win XP nos da apenas duas opções como acontece no meu caso?
    Dese já agradeço pela ajuda.
    Ademir

    ResponderExcluir